segunda-feira, 25 de abril de 2011

No tempo das diligências

A jornalista Cristiane Mohr, filiada em dia com a Tesouraria do Sindicato, não pode participar da assembleia de prestação de contas no dia 31 de março, divulgada por e-mail três dias antes. Escreveu à secretaria da Entidade solicitando cópia do relatório com as contas de 2010. A resposta do Presidente:
"Informamos que a sua solicitação será atendida conforme o Estatuto do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, a saber:
Art. 6º - São direitos dos associados:
d) De ter livre acesso, mediante solicitação prévia, aos livros de atas, de registro de sindicalizados e contábeis;
Os livros estarão disponíveis na sede do SJSC. Solicitamos que informe data e horário, para que possamos comunicar a presença dos referidos documentos, vez que encontram-se em fase de encadernação fora da sede do SJSC. A previsão de retorno dos mesmos ao Sindicato é na semana que vem.
Comunicamos, por outro lado, que os resumos dos documentos encontram-se no mural do Sindicato desde a data de convocação da Assembléia Geral Ordinária."


Além do texto truncado (para que possamos comunicar a presença dos referidos documentos???), pergunta-se qual é a dificuldade de enviar por e-mail os resumos dos documentos que encontram-se no mural? Cris mora em Fpolis, mas se residisse em Pinhalzinho? Para saber quanto o seu Sindicato, por exemplo, gastou com a manutenção da Diretoria no ano passado, teria que vir à Capital, depois de marcar hora? Aliás, por que não disponibilizar o balanço no site? No final do ano, o Sindicato anunciou, pela rede, um novo expurgo de inadimplentes, sem listar os nomes. Solicitei a relação. Vai que meu nome estivesse entre eles. O Presidente respondeu da mesma forma econômica e burocrática: a relação está disponível no mural, conforme determina o estatuto.


Há uma evidente má vontade com quem não é da panelinha e uma alergia injustificável com a transparência. Nosso Sindicato está fazendo uma releitura do surrado ditado: para os amigos tudo, aos inimigos, o estatuto.


Sérgio Murillo de Andrade
Jornalista, filiado (eu acho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário